Endodontia
Área da odontologia que visa tratar o canal dentário comprometido.
O que é tratamento de canal?
É a remoção da polpa (nervo) do dente que se encontra num conduto localizado dentro da raiz. Quando a polpa se encontra em processo de necrose danificada ou infeccionada devido a processo de cárie ou fratura (dente quebrado), está indicado o tratamento endodôntrico. O espaço que se encontra o nervo é limpo e preenchido com um material obturador chamado guta percha. Este procedimento veda o canal e salva muitos dentes que anteriormente eram perdidos.
O tratamento endodôntrico poderá ser realizado em uma única sessão ou em duas ou mais, dependendo do estado da polpa (bio ou necro) e da anatomia dental, que muitas vezes dificulta a agilidade no tratamento.

Por que é importante realizar a endodontia, ou tratamento de canal?
O tratamento endodôntrico (de canal) visa a manutenção do dente na cavidade bucal e a saúde dos tecidos periapicais. Quando um dente tem indicação de tratamento endodôntrico e este não é realizado, poderá ocorrer dor e inchaço, com presença de pus e febre. Com a endodontia realizada, viabilizará a permanência deste dente na cavidade bucal, necessitando de trabalhos restauradores e protéticos futuros para reestabelecer a função mastigatória.
Este procedimento evita a extração do dente e previne infecções.