Hoje sabemos que o grande medo que as pessoas têm de enfrentar a cadeira do dentista é devido às experiências negativas que tiveram quando crianças. Por esse motivo, o trabalho do odontopediatra é tão importante. 

 

São eles os responsáveis pela higiene das crianças que já tem dentinhos, dos bebês e das gestantes. As mães devem procurar esses profissionais ainda durante a gravidez, para se informar sobre os cuidados que devem ter a partir do nascimento.
 


 

Odontopediatria

É o ramo da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças.

O tratamento para crianças também requer cuidado especial, pois precisam de maior atenção e psicologia para que a visita ao dentista não vire uma tortura. O ambiente também deve ser atrativo, ajudando a criança a se sentir confiante e descontraída.
 
A odontopediatria tem um papel fundamental na mudança desta história. Quando a criança vai ao dentista, recebe orientações sobre alimentação, hábitos e higiene oral, que possibilitarão uma educação odontológica, que refletirá na sua saúde bucal.
 
Dicas:

 

  • Evite alimentos açucarados principalmente antes de dormir. Evite a adição do açúcar à mamadeira.

 

  • Estimule a escovação após as refeições. Ao menos uma vez ao dia, a escovação deve ser realizada por um adulto.

 

  • Concentre as guloseimas em um período. Crianças que passam o dia inteiro beliscando doces têm mais tendência a desenvolver cáries que aquelas que comem todos os doces de uma vez e higienizam em seguida.

 

  • Cremes dentais fluoretados somente devem ser utilizados por crianças acima de 4-5 anos e em baixa concentração (cremes dentais infantis). Crianças com faixa etária menor, entre 1-3 anos, devem usar cremes dentais sem flúor, pois, a ingestão de grandes doses do mesmo pode manchar os dentes permanentes, se estes estiverem em fase de formação.

 

  • Consulte sempre o odontopediatra. Este é o profissional mais indicado para orientar as crianças e seus pais a respeito da importância da saúde bucal na infância.

Galeria de Fotos
  • facebook
Marque uma Consulta

Rua Voluntários da Pátria 261
Botafogo - Rio de Janeiro - RJ

CEP: 22270-000 ​

 

E-mail: dentistas261@gmail.com

Tel: +55 (21) 3477-7074 / 96984-4040

Como Chegar