Hoje sabemos que o grande medo que as pessoas têm de enfrentar a cadeira do dentista é devido às experiências negativas que tiveram quando crianças. Por esse motivo, o trabalho do odontopediatra é tão importante.
São eles os responsáveis pela higiene das crianças que já tem dentinhos, dos bebês e das gestantes. As mães devem procurar esses profissionais ainda durante a gravidez, para se informar sobre os cuidados que devem ter a partir do nascimento.
Odontopediatria

É o ramo da odontologia que cuida da saúde bucal das crianças.
O tratamento para crianças também requer cuidado especial, pois precisam de maior atenção e psicologia para que a visita ao dentista não vire uma tortura. O ambiente também deve ser atrativo, ajudando a criança a se sentir confiante e descontraída.
A odontopediatria tem um papel fundamental na mudança desta história. Quando a criança vai ao dentista, recebe orientações sobre alimentação, hábitos e higiene oral, que possibilitarão uma educação odontológica, que refletirá na sua saúde bucal.
Dicas:
-
Evite alimentos açucarados principalmente antes de dormir. Evite a adição do açúcar à mamadeira.
-
Estimule a escovação após as refeições. Ao menos uma vez ao dia, a escovação deve ser realizada por um adulto.
-
Concentre as guloseimas em um período. Crianças que passam o dia inteiro beliscando doces têm mais tendência a desenvolver cáries que aquelas que comem todos os doces de uma vez e higienizam em seguida.
-
Cremes dentais fluoretados somente devem ser utilizados por crianças acima de 4-5 anos e em baixa concentração (cremes dentais infantis). Crianças com faixa etária menor, entre 1-3 anos, devem usar cremes dentais sem flúor, pois, a ingestão de grandes doses do mesmo pode manchar os dentes permanentes, se estes estiverem em fase de formação.
-
Consulte sempre o odontopediatra. Este é o profissional mais indicado para orientar as crianças e seus pais a respeito da importância da saúde bucal na infância.