Ortodontia

É uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal, e ainda prejudicam a estética, a harmonia do sorriso e a função mastigatória.

 

O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.

 

Os seus dentes merecem todo o cuidado do mundo, por isso você não pode arriscar. Em tratamentos ortodônticos, Especialização é sinônimo de Capacitação, a melhor opção, sem duvida, é um ESPECIALISTA.

 

Com o tratamento ortodôntico você terá benefícios como o alinhamento do seu sorriso e a melhora na função mastigatória e dicção.

 

O que é Ortodontia – Ortopedia Funcional dos Maxilares?

 

É a especialidade da Odontologia que faz a correção das más posições dentárias para que a mastigação, deglutição e a fala sejam desempenhadas corretamente, melhorando a qualidade de vida.

 

Qual a melhor idade para as crianças se consultarem com o Ortodontista ?

 

Por volta dos seis anos de idade, os dentes de leites começam a ser substituídos pelos permanentes, sendo uma época adequada, na maioria dos casos, para consultar um Ortodontista. O exame precoce de uma criança permite que um especialista em Ortodontia avalie e detecte algum problema ortodôntico, planejando, se necessário, um tratamento. 

Caso contrário, ele orientará os pais para retornarem em outro momento para nova reavaliação ou até mesmo para iniciar o tratamento ortodôntico. Se algum problema for notado antes desta idade a criança pode ser levada ao ortodontista assim que detectado o problema. 


Como saber se preciso de um ortodontista?

 

Apenas seu dentista ou ortodontista poderá determinar se você poderá se beneficiar de um tratamento ortodôntico. Com base em alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, moldes de gesso de seus dentes e fotografias e radiografias especiais, o ortodontista ou dentista poderá decidir se a ortodontia é recomendável e desenvolver um plano de tratamento adequado para você. 

 

Se você apresenta algum dos problemas abaixo, pode ser um candidato para o tratamento ortodôntico:

 

  • Sobremordida, algumas vezes chamada de "dentes salientes" — este problema é caracterizado por um excesso vertical da região anterior da maxila e/ou uma sobre-erupção dos dentes dessa região. Nos casos de sobremordida, os dentes anteriores superiores recobrem quase 100% dos dentes inferiores, conferindo um sorriso desagradável e problemas mastigatórios. Os dentes inferiores podem, inclusive, estar tocando no palato e na gengiva do arco superior.

 

  • Mordida cruzada anterior — uma aparência de "bulldog", quando a arcada inferior está projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás.

 

  • Mordida cruzada — ocorre quando a arcada superior não fica ligeiramente à frente da arcada inferior ao morder normalmente.

 

  • Mordida aberta— espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores e/ou laterais quando os dentes posteriores se juntam.

 

  • Desvio de linha mediana — ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior.

 

  • Diastema — falhas, ou espaços, entre os dentes como resultado de dentes ausentes ou dentes que não preenchem a boca.

 

  • Apinhamento —ocorre quando existem dentes demais para se acomodarem na arcada dentária pequena.

 

Adultos podem realizar tratamento ortodôntico?

 

Sim. Desde que haja saúde das estrutura em volta do dente a correção da posição dos dentes pode ser feita em qualquer idade. Não há idade limite para se iniciar o tratamento. Atualmente 25% dos pacientes são pacientes adultos. Existem aparelhos discretos que foram especialmente desenvolvidos os para o tratamento de adultos. A principal diferença entre o tratamento de adultos e crianças/adolescentes é o fato do adulto não apresentar mais crescimento ósseo, o que limita em alguns casos a correção total da maloclusão em casos muito complexos. Nos adultos as discrepâncias significativas de bases ósseas normalmente só são corrigidas com cirurgias ortognáticas. No entanto, variáveis como perda de dentes, condições das gengivas e ossos, resposta do organismo ao tratamento são limitações que podem contra-indicar o tratamento. Sendo assim, mais uma vez o tratamento realizado por especialista é imprescindível.

 

O que acontece se problemas ortodônticos não forem tratados?

 

Dentes mal posicionados podem facilitar o aparecimento de cáries e de doença gengival (gengivite / periodontite) devido a maior dificuldade de se higienizar os dentes quando eles não estão bem alinhados. 

Dentes protruídos (dentes para frente) são mais susceptíveis a traumas e fraturas. 

Dentes com face afetada pela maloclusão podem levar a perda de osso ao seu redor, dores musculares no rosto e outros problemas funcionais podem ocorrer devido a falta de tratamento ortodôntico. 

 

Aparelhos ortodônticos causam manchas ou cáries nos dentes? 

 

Normalmente não. Estes problemas só ocorrem nos pacientes que negligenciam a higiene bucal durante o tratamento. Todos os pacientes recebem instruções sobre como fazer a limpeza dos dentes e do aparelho e orientação para manter uma alimentação adequada durante o uso dos aparelhos. Hoje existem materiais que previnem as cáries, como a "cola" utilizada para fixar os aparelhos fixos - elas já vem com flúor incorporado em sua fórmula, o que previne a descalcificação do esmalte dentário. 

 

Qual o melhor: aparelho fixo ou aparelho removível? 

 

Os dois tipos de aparelho funcionam bem desde que bem indicados. Normalmente os aparelhos removíveis são mais indicados antes da chegada de todos os dentes permanentes. Para que o aparelho removível atinja seu objetivo é necessário que o paciente seja colaborador e use o aparelho na maior parte do dia. Os aparelho fixo tem um resultado mais previsível por não contar tanto com a colaboração do paciente. Normalmente o tratamento com estes tipos de aparelho são mais rápidos do que com os removíveis. Por outro lado o paciente que utiliza o aparelho fixo deve tomar maior cuidado com a alimentação e com a higiene bucal. 

 

Quanto tempo leva um tratamento ortodôntico? 

 

O tempo de tratamento depende muito de cada caso. Fatores como severidade do problema, tipo de crescimento da face, idade e nível de cooperação do paciente, interferem no tempo de tratamento. Tratamentos mais simples como correção de mordidas cruzadas em crianças duram aproximadamente 6 meses. A maioria dos tratamentos com aparelho fixo envolve um período de 18 a 36 meses.

 

É necessário o uso de aparelho removível após o uso de aparelhos fixos?

 

Após a correção dos dentes mal posicionados através dos aparelhos fixos (peças de metal ou de cerâmica coladas na parte externa de cada dente) é necessária a contenção da posição dos dentes por um determinado tempo. Isto é feito para que o tecidos ósseo e gengival se adaptem às mudanças na posição dos dentes. A contenção pode ser feita com aparelhos removíveis ou fixos (os fixos são colados na parte interna dos dentes). Nos caso onde são indicados aparelhos removíveis para contenção do tratamento ortodôntico é fundamental a colaboração do paciente para a estabilidade do tratamento.

 

Qual a origem dos problemas ortodônticos e ortopédicos?

 

A maloclusão (mordida fora do normal) pode ter origem hereditária, ou seja, ser transmitida de pai para filho. O tamanho dos ossos maxilares e o tamanho dos dentes são típicas influências familiares herdadas.

Outro grupo de problemas são as causas adquiridas por problemas como a sucção excessiva da chupeta e dos dedos, ou causas de obstrução respiratória, cáries dentais, perda de dentes e traumatismo. A interação destes problemas exige um diagnóstico, planejamento e tratamento minucioso, pois o que a primeira vista parece ser um caso simples pode, se mal planejado, tornar-se uma questão de extrema dificuldade de resolução.

 

É verdade que se eu tiver consultas a cada quinze dias o tratamento avança mais rápido do que se as consultas forem mensais?

 

Ao movimentar os dentes, precisamos respeitar os limites biológicos para evitar lesões nas raízes. Se a solução fosse diminuir os intervalos entre as consultas, todos os ortodontistas estariam terminando seus casos em um ano ou menos. O importante é obter o resultado dentro do prazo proposto no início do tratamento e que este resultado tenha estabilidade. Consultas quinzenais ou mensais vão variar de acordo com o ortodontista, com o problema do cliente e com o estágio em que o tratamento se encontra.

 

Como funciona um tratamento ortodôntico eficaz?


Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. A gravidade do seu problema é que irá determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz.
 

  • Aparelho Ortodôntico Fixo: Esses aparelhos são formados por peças chamadas bráquetes, ligas metálicas de aço, níquel e cromo, que são colocadas nos dentes com uma resina especial e, por elas, passa um fio, contínuo ou com dobras, chamado de arco.

 

  • Aparelhos Móveis e Removíveis: Os aparelhos móveis são uma construção mista de resina acrílica e fios de aço ou dispositivos em aço inox. Sua utilização é bem variada e serve para a correção de vários tipos de má oclusão. Seu funcionamento e utilização são variados, por isso existem inúmeros tipos de aparelhos móveis.

 
Em média, quanto tempo dura o tratamento?


Normalmente dura em torno de dois anos, podendo variar de acordo com o caso. O prazo do tratamento só pode ser definido com precisão após a avaliação do ortodontista.

Galeria de Fotos
  • facebook
Marque uma Consulta

Rua Voluntários da Pátria 261
Botafogo - Rio de Janeiro - RJ

CEP: 22270-000 ​

 

E-mail: dentistas261@gmail.com

Tel: +55 (21) 3477-7074 / 96984-4040

Como Chegar